Você está aqui:

Principal Category Blog Você sabe quando trocar o pneu?
Você sabe quando trocar o pneu? PDF Imprimir E-mail

Você sabe quando trocar o pneu?

Talvez muitos motoristas desconheçam essa informação, mas é possível saber o momento para realizar a troca dos pneus de um carro ou motocicleta. Essa informação está no próprio pneu.

Em todo pneu novo ou reformado é obrigatório que se tenha o indicador de desgaste da banda de rodagem, assim chamado de "TWI" (Tread Wear Indicator). Este indicador serve para identificar quando o pneu deverá ser substituído.

Assim que o indicador for atingido, seja em qualquer parte do pneu, ele deverá ser substituído, pois já atingiu o seu nível de insegurança. Isto quer dizer que se porventura estiver chovendo, o pneu que tiver seu indicador de desgaste atingido, não terá aderência suficiente para evitar que ocorra um acidente por aquaplanagem, por exemplo.

No caso de ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos, estão proibidos o uso de pneus reformados, pois estes comprometem a segurança. Ao comprar, verifique se não estão lhe vendendo pneus refrisados. Você pode estar entrando em uma armadilha.

Além do mais, se seu veículo estiver sendo conduzido com os pneus, cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido o "TWI", você estará incorrendo em infração de trânsito grave, cuja penalidade é multa e retenção do veículo podendo ainda perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Visando a prevenção de acidentes, a redução de infrações de trânsito e orientar condutores e proprietários de veículos automotores quanto ao momento certo de fazer a substituição de pneus, a Oitava Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito preparou algumas dicas as quais seguem abaixo:

Dicas:
► Faça a calibragem dos pneus pelo menos a cada 10 (dez) dias;
► Faça o rodízio entre os pneus, mantendo-os alinhados e balanceados;
► O estepe também deve ser utilizado, pois caso permaneça sem rodar por um longo período, soltará pedaços da borracha, mesmo se nunca tiver sido utilizado (novo).
► Periodicamente, verifique se o indicador de desgaste da banda de rodagem foi atingido;
► Verifique se o pneu está em boas condições de uso e não tenha nenhuma trinca, rachadura ou cortes;
► Se constatar qualquer destas anormalidades, faça a substituição do pneu.

Lembre-se, os pneus de seu veiculo sofrem estresse constante e são exigidos 100% do tempo independente da pista ou condições climáticas. À sua segurança estará comprometida se os pneus e sistema de suspensão não estiverem em perfeito funcionamento. É possível que o veiculo rode até aparecer "os arames", mas este tipo de pneu, deixará muito a desejar em casos extremos onde seja necessário condução mais dinâmica devido situações adversas.

Última atualização em Sex, 04 de Janeiro de 2013 18:54
 

Mais visitados

Acompanhe - facebook

JM-Fashion Visite nosso Facebook


Entre em contato

CENTRAL DE VENDAS:11-23052133

OU LIGUE DIRETAMENTE PARA A LOJA

MAIS PROXIMA DE VOCÊ!!

LOJA ZONA NORTE:Avenida Nova Cantareira 665
Santana,São Paulo - SP

Telefone: 11  29782133

LOJA ZONA SUL: Rua Bandeira Paulista,1160

Itaim Bibi, São Paulo-SP

Telefone: 11 3588.4314

LOJA ZONA OESTE: Rua Faustolo, 1722

Lapa, Sao Paulo SP

Telefone: 11  3588-4303

 

 

e-mail: atendimento@gutierrezpneus.com.br